Dança Criativa





A Oficina de Dança Criativa é um espaço lúdico de criação de movimento, com significado pessoal e expressivo para o grupo envolvido, a partir da relação do corpo consigo mesmo, com os outros, com o espaço, o tempo, diferentes dinâmicas, objectos e formas de expressão artística.
O movimento e a dança têm um valor educativo integrador que associa técnica, expressão, emoção, sensibilidade e criatividade, através das quais o mundo interior de cada pessoa torna-se tangível. A sua prática fundamenta-se na compreensão e na experimentação dos princípios do movimento, integrando o conhecimento da técnica com capacidades criativas, onde a dimensão vivencial de cada pessoa ocupa um lugar de destaque. Desse modo, cada um poderá desenvolver a sua própria linguagem de movimento, comunicar sentimentos profundos e experiências pessoais significativas através do corpo.
A Oficina de Dança Criativa pretende contribuir ativamente para uma intervenção cultural de aproximação à comunidade, sensibilizando para o valor inclusivo e educativo da educação corporal expressiva no desenvolvimento da criança e na promoção de comportamentos pró-sociais. No sentido de estimular e promover momentos em que seja devolvido o prazer da dança às pessoas em geral, tornando-a acessível e recuperando o seu aspecto lúdico, social e cultural a Oficina de Dança Criativa promove:

- Aulas regulares para Crianças
- Dança para Famílias
- Dança para Bebés
- Acções de Formação para Agentes Educativos
- Programas de Teambuilding
- Workshops temáticos para Empresas
- Actuações Públicas/Espectáculos

Oficina, do latim officina, significa um lugar onde se opera transformação notável.




Metodologia
Metodologia activa e vivencial, a partir da exploração de técnicas de improvisação, dança-contacto, dança contemporânea e sistema Laban de observação e análise de movimento. Cada sessão tem como ponto de partida um tema – um objecto, uma história, uma situação - a partir do qual decorrem diferentes técnicas de consciência corporal e de exploração sensorial, musical e criativa do movimento. No final, cada participante e o grupo verbalizam e reflectem sobre as experiências desenvolvidas na sessão, procedendo-se a alguma sistematização e enquadramento dos conteúdos expressos.
No final do ano lectivo, é realizada a apresentação pública de um trabalho de movimento criativo criado e desenvolvido pelos participantes.


Duração e Frequência
As aulas regulares decorrerão de Outubro a Junho, sem interrupção durante o período de férias lectivas, à excepção de feriados e outras datas a combinar previamente. As aulas são semanais com a duração de 00h45 para o Grupo 1, 01h00 para o Grupo 2 e 01h30 para o Grupo 3.

Horário(s)
A combinar com escolas/grupos que solicitem Oficina
Aulas regulares em Azeitão em espaço a anunciar brevemente

Inscrições abertas!


Fotografia de Ema Inácio

 

Blogger news

Blogroll