Oficina de Dança para Famílias



XURURUCA - Oficina de Dança para Famílias

Quando somos bebés, a primeira relação que estabelecemos é exactamente não-verbal, sendo através do movimento que a tornamos visível e compreensível, que a dirigimos e comunicamos a alguém – com o olhar, sorrindo ou chorando, agitando braços e pernas. Desde que existe, o bebé percepciona e reage emotivamente a estímulos sonoros e sensoriais, descobrindo e atribuindo sentidos cada vez mais precisos a cada som e gesto. O meio convida e impele constantemente a criança a agir, sendo que a expressão afectivo-emocional e a sua propriocepção dão-se através do movimento do seu corpo- quando rola, gatinha, toca, lança, levanta-se, cai, dá os primeiros passos, salta, corre… - alternando ritmos, experimentando forças e formas opostas no corpo, integrando os contrastes e novidades nascentes no seu movimento, as quais dão condição ao maravilhoso surgir do universo simbólico e da linguagem verbal.
A Oficina de Dança para Famílias é um espaço lúdico onde são desenvolvidas diferentes técnicas de consciência corporal, exploração sensorial e criativa do movimento, dança-contacto e relaxamento entre pais e filhos/famílias com crianças dos 4 aos 36 meses de idade. A Oficina realiza-se em sessões quinzenais com a duração de uma hora e meia, com um momento final de partilha e sensibilização para as diferentes necessidades e momentos do desenvolvimento infantil, sistematizados dentro de uma perspectiva holística da Criança e da Pessoa. A Oficina promove igualmente Workshops de Dança para Famílias, nos quais se faz uma introdução à comunicação emocional e expressiva não-verbal, privilegiando sempre a dinâmica relacional entre pais e filhos/famílias num processo criativo através da dança, da interacção e do contacto corporal. Porque o movimento não se inventa, descobre-se*! E descobre-se de forma mais feliz em família.


Destinatários
Pais com crianças dos 4 aos 18 meses de idade – Grupo 1
Pais com crianças dos 18 aos 36 meses de idade – Grupo 2

Nº máximo de participantes/sessão: 15 famílias
Nº mínimo de participantes/sessão: 04 famílias

Metodologia
Dinâmica de artes integradas centradas no corpo e no movimento, do qual decorrem diferentes técnicas de consciência corporal, exploração sensorial e criativa do movimento, interacção não-verbal, improvisação/composição, danças de grupo, dança-contacto e relaxamento. No final, cada família verbaliza e reflecte sobre as experiências desenvolvidas na sessão, procedendo-se a alguma sistematização e enquadramento educativo dos conteúdos expressos.

Duração
Sessões de 90 minutos

Todas as famílias interessadas em participar na Oficina XURURUCA deverão contactar-nos pois estamos a iniciar um grupo e iremos decidir horário e local de actividades em função das famílias inscritas.

Inscrições abertas. AQUI! 


*Martha Graham

Fotografia de Christine Trevino


 

Blogger news

Blogroll