Em que Mundo queres Viver?


Oficina do Mundo




“Everything you can imagine is real.”
Pablo Picasso

Expressar, sentir e criar sobre algo que nos é familiar a partir do espelho da imaginação sobre a realidade: o mundo. Esse lugar onde moramos, onde tudo pode acontecer, onde tudo podemos ser, onde nos situamos, onde nos construímos, onde nos realizamos, onde incorporamos o espaço e o tempo das nossas vidas. O mundo reinventado. Recriando-nos a nós próprios e aos outros, o invisível, o nosso canto especial, o nosso manifesto, o nosso ponto de encontro, o vento, a chuva, o sol, animais, pessoas, pedras, árvores, rios, ruas, caminhos, janelas, mapas, museus, memórias, sonhos, casas, amores, histórias, artefactos, invenções, aventuras, territórios por explorar, cápsulas do tempo, ilhas, rituais, palavras, línguas, mãos, imagens, sombras, sons, viagens, cores… Dentro de nós e à nossa volta. O mundo. Inteiro.

O mundo em que queres viver. Reconstruído em vivências interpessoais e internaturais de práticas criativas e de reflexão-expressão pela arte. Através da arquitectura, do desenho, da filosofia, da pintura, da dança, da escultura, da landart, da escrita criativa, a partir de si próprio, damos ao mundo o nosso acto de criação, de transformação e de esperança.
Inspirados pelo livro The Imaginary World de Keri Smith e as Cinco Peles de Hundertwasser, cada sessão deste programa terá um tema-pergunta de fundo a partir do qual se desenvolverão diferentes técnicas de criação e diálogo artístico. Da engenharia das mãos, da cabeça e do coração vamos para além da utopia e fazemos nascer um lugar de poiesis e de integração de múltiplas linguagens e formas de sentir.
No final das várias oficinas de “criação do mundo”, será realizada uma exposição colectiva dos mundos criados, enquanto ambiente inspirador de indagação e mudança, acompanhado por workshops de convite à interação com os trabalhos criados e a comunidade.


Programa completo: 30 sessões de 2h00
Cada sessão pode ser adaptada e desenvolvida como oficina independente.


Contacte-nos para mais informações e marcações em: info@terracorpo.pt




Ilustração de Violeta Lopiz

 

Blogger news

Blogroll