Nos Teus Olhos



Oficinas de Dança-Empatia



A vida, na sua dialéctica de relação entre a interioridade e a partilha do encontro, é uma condição de troca constante com o meio físico, vegetal, animal e humano, da qual depende a nossa sobrevivência. Hoje em dia, um dos maiores factores de risco para o Homem e o Mundo é a mediatização das relações humanas, transformadas em diálogos virtuais, instrumentalizados e distantes, sem corpo.
Questão tão antiga quanto actual na história da humanidade, é a necessidade permanentemente emergente de criarmos e sermos criadores de relações empáticas, transportadoras de uma comunicação plena, de sentidos e afectos inteiros, de vivências gratificantes e recíprocas. É pela empatia que nos construímos, projectamos, revelamos, realizamos, libertamos, acolhemos e reconciliamos. 

Nestas Oficinas que cruzam diferentes linguagens de interacção, centramos o corpo em movimento nas paisagens relacionais que construímos desde que nascemos, configurando uma identidade. Nós sabemos quem somos mediante o processo de relação interpessoal, são os actos de comunicação que dão visibilidade e sentido ao outro, assim como eu não existo senão a partir do olhar do outro sobre mim. Até aí, somos invisíveis, sem forma e existência própria, sem liberdade e autonomia. 
Nos Teus Olhos são vivências de imersão criativa, através do movimento e da utilização de diferentes mediadores expressivos e artísticos, descobrindo e compreendendo como compomos as nossas circunstâncias, linguagens, afinidades, diversidades e património comportamental de modo a nos representarmos como queremos ser, expressando-nos o melhor possível para sermos tangíveis ao outro. Vamos vivenciar diferentes formas de escutar, ler e mobilizar o outro, de nos aproximarmos, reconhecermos e identificarmo-nos com ele. Num encontro a meio caminho de ambos: no corpo que dança e autêntico interactua em sintonia.




 

Blogger news

Blogroll