Abraço a Picasso

Oficina de Educação para a Paz



"O conceito de Paz compreende um estado de espírito. Consciencializamos que estamos em paz quando percepcionamos que tem sentido o que fazemos, que tem sentido existirmos. (…) A paz da criança é este termómetro de coerência e também de amor."
João Gomes-Pedro, in Para um Sentido de Coerência na Criança

A Paz começa no Homem, em cada homem e em todo o homem enquanto criança. A Paz é um processo activo que nasce de um estado alma e se reflecte e constrói na nossa forma de ser e agir de todos os dias: para com nós próprios, os outros e o ambiente que nos rodeia, ao longo do nosso projecto de vida.
A cultura da Paz não se sustenta apenas com uma ética retórica ou de mera sobrevivência mas, sobretudo, do exercício constante de uma atitude cooperativa que reforce pontos de convergência, complementaridade e parceria. É emergente a praxis de uma ética essencial e holística de preservação dos direitos humanos, da vida e do meio ambiente. Esta germina, reconhece-se e consolida-se nos vários contextos de vida da criança e do jovem, sobretudo no seu círculo familiar e educativo, conferindo-lhe um determinado tom ideológico e tónus emocional.
É a partir de pequenas mudanças internas na pessoa e de intervenções microssociais, que se desenvolve o grande processo de mudança da comunidade humana e de construção da Paz. A Oficina de Educação para a Paz - Abraço a Picasso pretende ser um contributo e um estímulo à participação, expressão e criação para a Paz, num conceito alargado do termo. Nesta Oficina, sentimos, pensamos, imaginamos, agimos através da expressão criativa e emocional, uma vez que o processo criativo emerge com uma descoberta pessoal onde se combinam experiências, ideias, sentimentos, sentidos, contrastes e semelhanças numa interpelação estética e afectiva da Paz. Uma Oficina onde compreendemos que o nosso poder, atitude, criatividade e motivação pessoal é um bem de todos, para todos. Porque a Paz é um bem pessoal para o bem de todos. Um sonho e um compromisso.


Objectivos
- Alargar o vocabulário da linguagem expressiva e plástica;
- Estimular a atitude empática, optimista e cooperativa como forma de respeitar e valorizar a diferença;
- Identificar, nomear e expressar emoções e sentimentos de forma assertiva e autêntica;
- Desenvolver bases e estratégias de comunicação-acção efectiva em situações de conflito;
- Promover a pergunta, a investigação criativa e o debate participativo como modo de pensar a nossa realidade individual e social, de construir saberes e enquanto prática do conhecimento;
- Compreender e refletir sobre a violência, o medo, a concorrência e a competição;
- Entender como o homem se adapta e interage (intra e interpessoalmente) em ambientes complexos, construindo ideias de sustentabilidade;
- Ser um Empreendedor da PAZ praticando-a!

Organização
Terra.Corpo


Orientação
Ema Isabel Inácio
Animadora Sociocultural. Dançaterapeuta.
Monitora de Expressão Dramática e Formadora Dinâmica de Grupo.


Metodologia
Esta oficina enquadra-se na filosofia de intervenção sociopedagógica e sociocultural do Terra.Corpo. Desenvolve-se dentro de uma perspectiva holística e de uma metodologia de Artes Integradas na Educação, utilizando técnicas eminentemente activas e vivenciais de suporte às abordagens conceptuais.


Programa

Módulos de Intervenção e Duração
Sessões
de 01:00
Sessões
de 01:30
Filosofia para Crianças - Método Lipman
       
       Sistemas de interpretação
       O pensamento crítico como práxis reflexão-acção
       Pensamento lógico, dedutivo e argumentativo
       Narrativas pedagógicas/filosóficas na educação para os valores
04
-
Dinâmica de grupo e Expressão Dramática - Jacob Moreno
        
       Modelos e estilos de comunicação
       Aptidões sociais no comportamento
       Role-playing e inversão de papéis
       Análise transacional
       Optimismo e inteligência emocional
      Gestão e resolução de conflitos

-
08
Ecologia Humana – Juan Tapia
   
        Eu e o Outro / Eu e o Ambiente
        Tomada de decisões e avaliação de consequências
        Paradigma holístico
      Convivência, ética e condição humana

04
-
Dança Criativa - Rudolf Laban

        A comunicação não-verbal e simbólica
        Qualidades do movimento
        Enraizamento e orientação espacial
        Expressão emocional e metáforas do corpo
        Sequências e modalidades de interacção
        Auto-regulação e sintonia grupal
        Dimensões da consciência corporal
        Contos de fadas em movimento
       
-
06

Técnicas meditativas e expressivas de relaxamento e atenção plena

        Respiração consciente
        Técnicas activas de relaxamento
        Visualização criativa
        Narrativas partilhadas – saber escutar
        Expressão das emoções/sentimentos pela palavra,
 pela cor e pela forma
      Autoconhecimento emocional e empatia

04
-
Umbrellas for Peace

         Pintura de chapéus-de-chuva sobre a Violência e a Paz
       Parada pela Paz
01
2
Kids Guernica

       Construção e pintura de tela final (3,50mx7,80m) sobre a Paz para integrar a exposição mundial Kids Guernica

04

01
Total
42:30

Duração e Horário

As 42h30 são distribuídas por oficinas semanais de 0:45 ou 01:30, alternadamente, em horário a combinar com escola/entidade.


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