21/24 MAR 2014 · LANDHEART




LandHeart – Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Antiga Lixeira de Viana do Alentejo | Viana do Alentejo
21 de Março de 2014 | Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
24 de Março de 2014 | Crianças do Ensino Pré-Escolar
10:00 às 13:00 | Entrada livre


O Terra.Corpo e a Riscos na Paisagem vão dar início ao seu projecto de intervenção artística e educativa em antigas lixeiras desactivadas. À semelhança de outras acções que irão desenvolver de Educação Ambiental através da Landart, esta iniciativa tem por objectivo sensibilizar e envolver a comunidade educativa na construção de boas práticas de cidadãos da natureza, enriquecer a floresta autóctone através de uma ação de reflorestação, requalificar a área envolvente da antiga lixeira de Viana do Alentejo e valorizar o património natural local.
Em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo - Divisão de Administração Urbanística e Serviços Urbanos e a Divisão de Desenvolvimento Social e Humano – vamos celebrar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com uma actividade de plantação de 285 árvores – Sobreiros, Azinheiras e Carvalhos – provenientes do projeto Floresta Comum da Quercus e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Esta actividade que marca igualmente o lançamento da Oficina do Ambiente deste Município, sob a coordenação do Arquitecto Paisagista Sérgio Godinho, assinala também a criação do recinto “No Coração das Árvores” enquanto espaço de intervenção educativa da Oficina do Ambiente em que as crianças e jovens podem aprender-sentindo, aprender-tocando, aprender com as mãos na terra.
As atividades ludopedagógicas e de plantação estão a cargo do agente cultural  Terra.Corpo, que irá desenvolver o circuito de Jogos Tradicionais e Cooperativos “Brincar com o Lixo - Jogar com a Tradição”, construído com material de desperdício. O Terra.Corpo irá também dinamizar uma Dança-Ritual à Terra, à Água e ao Sol no acto de plantação e baptismo das árvores pelas crianças e idosos participantes. As árvores serão simbolicamente plantadas em forma de coração enquanto sinal de vida, regeneração, afecto e paz para com a paisagem envolvente.

Que a cicatriz que fizemos outrora na paisagem se transforme ao longo do tempo num lugar de memória e de amor. Porque cada um de nós pode ser campo aberto de mudança. Se para lá do nosso umbigo, escutarmos um coração que soletra seiva e semeia flores.





 

Blogger news

Blogroll