9 OUT 2014 · A ÁRVORE GENEROSA



A Árvore Generosa - Aqui Há História

9 de Outubro de 2014 | 14:30
Jardim da Tapada dos Condes de Avillez | Castelo de Santiago | Santiago do Cacém
Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico


História | A Árvore Generosa de Shel Silverstein
Dança | Ciclo de vida de uma árvore e crescimento humano
Landart | Árvore colectiva e árvores-mandala
Escrita Criativa | Jogos de expressão poética da Árvore da Poesia
(homenagem a António Ramos Rosa)

Numa perspetiva de intervenção sociocultural de interação próxima entre a comunidade e os lugares de memória e de criatividade que a fundam e testemunham, o Terra. Corpo vem promover uma acção que visa estimular a participação social e a construção de um público-agente desde a infância, promovendo e estimulando vivências profundas do património histórico e natural desde cedo.
Com uma metodologia baseada na Educação pela Arte, Educação Ambiental e Educação Emocional, utilizando técnicas centradas nas artes integradas e na pedagogia positiva, as crianças são interpeladas e convidadas a sentir, reconhecer, interpretar, compreender, expressar e comunicar o passado com uma linguagem contemporânea, aos olhos do seu mundo e das suas histórias, integrando o conhecimento do património no seu universo lúdico, criativo e afetivo.
No âmbito do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial  da Direcção Regional da Cultura do Alentejo, o Terra.Corpo traz a Oficina Aqui Há História ao Castelo de Santiago do Cacém, convidando as crianças a celebrar o Dia Mundial da Criança com uma das mais belas histórias sobre as árvores e a exploração humana dos recursos naturais. Através do amor entre um menino e uma árvore são abordadas questões ecológicas de fundo com enorme sensibilidade e simplicidade. Dançando, construindo, colorindo, criando, escrevendo, expressando de múltiplas formas, num cenário e paisagem privilegiados, à sombra da Árvore da Poesia, sugerimos às crianças  - sementes da Humanidade - um horizonte de cidadania e de responsabilidade social. Profundo como o seu coração. Largo como o planeta.

Com o apoio





Estas e outras actividades podem ir à vossa Escola
Marquem a nossa visita e beneficiem de condições especiais!



Fotografia de Ana Castilho


 

Blogger news

Blogroll