OUT 2011 · Oficina de Dança Criativa


Oficina de Dança Criativa

O corpo é o contorno vital da nossa relação com o mundo, da nossa imagem e amor-próprio, ele constitui o principal modo de perceção e expressão do ser humano, sendo o movimento uma qualidade inerente à própria vida. Descobrir e conhecer o nosso corpo, saber “falar” com ele de modo singular, verdadeiro e criativo é uma dimensão de extrema importância no crescimento harmonioso e no desenvolvimento global de cada criança.
O Movimento não se inventa, descobre-se (Martha Graham). Nesse sentido, o movimento e a dança têm um valor educativo integrador que associa técnica, expressão, emoção, sensibilidade e criatividade, através das quais o mundo interior de cada pessoa torna-se tangível. A sua prática fundamenta-se na compreensão e na experimentação dos princípios do movimento, integrando o conhecimento da técnica com capacidades criativas, onde a dimensão vivencial de cada criança ocupa um lugar de destaque. Desse modo, esta poderá, não somente repetir rotinas técnicas de dança, mas essencialmente desenvolver a sua própria linguagem de movimento, comunicar sentimentos profundos e experiências pessoais significativas através do corpo.
A Oficina de Dança Criativa é um espaço lúdico de criação de movimento, com significado pessoal e expressivo para o grupo envolvido, a partir da relação do corpo consigo mesmo, com os outros, com o espaço, o tempo, diferentes dinâmicas, objectos e formas de expressão artística.
No sentido de estimular e promover momentos em que seja devolvido o prazer da dança às pessoas em geral, tornando-a acessível e recuperando o seu aspecto lúdico, social e cultural a Oficina de Dança Criativa, no âmbito da sua filosofia de intervenção, poderá desenvolver igualmente:

Aulas abertas para Pais e Filhos (trimestral)
Aulas para Netos e Avós
Sessões para Bebés
Acções de Formação para Agentes Educativos
Workshops temáticos para crianças
Actuações Públicas/Espectáculos (Anual)


Participantes / Classes | G1: 03 aos 04 anos | G2: 05 aos 06 anos | G3: + 6 anos

Nº máximo de participantes por aula: 12 crianças
Nº mínimo para abertura de classe: 4 crianças

As aulas são abertas a todas as crianças e não apenas às que frequentam o Colégio das Faias.


Organização | Projeto Terra.Corpo em colaboração com o Colégio das Faias

Orientação | Ema Isabel Inácio, Formadora de Dança Criativa e Dançaterapeuta

Duração e Frequência | As aulas decorrerão de Janeiro a Junho, sem interrupção durante o período de férias letivas, à exceção de feriados e outras datas a combinar previamente. As aulas são semanais com a duração de 00h45 para o Grupo 1, 01h00 para o Grupo 2 e 01h30 para o Grupo 3.

Horário(s) | G2/3 (aula mista): Sextas-feiras das 18h00 às 19h30

Local | Sala polivalente de Colégio das Faias

Custo de atividade | 20 euros / mês / 1xsemana


Inscrições Abertas

  terra.corpo@gmail.com         geral@colegiodasfaias.pt


 

Blogger news

Blogroll