4 e 5 JUL 2018 · Intemporalidades Criadoras e Expressivas



Intemporalidades Criadoras e Expressivas

OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÓNIO


4 e 5 de Julho de 2018
III Encontro Partilhar Vale a Pena
Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais

Numa perspetiva de intervenção sociocultural de interação próxima entre a comunidade educativa e os lugares de memória e de criatividade que a fundam e testemunham, o Terra. Corpo vem partilhar as várias acções que tem vindo a desenvolver no âmbito da Educação para o Património, no sentido de promover e estimular vivências profundas do património histórico e natural. 
Com uma metodologia baseada na Educação pela Arte, Educação Ambiental e Educação Emocional, utilizando técnicas centradas nas artes integradas e numa pedagogia de corpo inteiro, interpelamos e convidamos a sentir, reconhecer, interpretar, compreender, expressar e comunicar o passado com uma linguagem contemporânea, aos olhos do seu mundo e das nossas histórias, integrando o conhecimento do património no nosso universo lúdico, criativo e afectivo. 
Encontrando nos princípios fundamentais da Animação Sociocultural os pontos de partida e de ligação entre espaço, tempo, criatividade e história, reflectimos acerca do conceito de Património, valorizando o património pessoal enquanto estratégia educativa e recurso de aprendizagem. Nesta oficina vamos partilhar experiências, dúvidas, vivências, ferramentas e metodologias desenvolvidas em diversos contextos patrimoniais e educativos, reforçando sempre o papel da expressão artística na fruição dos lugares históricos - enquanto tempo de desenvolvimento das comunidades, na educação para o património e na polifonia de encontros felizes.




Com o apoio de 





 

Blogger news

Blogroll