2019 / 2020 · ASAS e RAÍZES

Oficina Sénior de Dança Criativa Terapêutica e Artes Integradas


ASAS e RAÍZES


Terças e Quinta-Feiras | 14:00 às 15:30 | Setembro 2019 a Julho 2019

Corpo e mente estão em constante, complexa e recíproca interacção pelo que mudanças significativas ao nível do movimento afectam o funcionamento total da pessoa. A expressão criativa através da dança é uma forma eficaz de aumentar a consciência corporal, activar memórias corporais, promover a reeducação postural e a amplitude da acção muscular-articular, expandindo o movimento e os padrões respiratórios, estimulando um sentido de bem-estar a partir da sensação de sentir o seu corpo em movimento e em sintonia com os outros.

As sessões de Dança Criativa Terapêutica e Artes Integradas são momentos para compreender, prevenir e reverter os efeitos negativos do envelhecimento. Nesta Oficina são encorajadas oportunidades de expressão emocional e de libertação de tensões através de experiências criativas e vivências relacionais significativas em grupo. O movimento terapêutico é o mediador ideal para os idosos compreenderem e expressarem os problemas singulares e próprios da sua idade, trabalhando e integrando símbolos, memórias e metáforas através da expressão criadora.

A Oficina de Dança Criativa Terapêutica e Artes Integradas cruza vários métodos e técnicas de Dança Criativa, de Comunicação pela Arte e, sobretudo, de Dança Movimento Terapia, estimulando um sentido de renovação de interesses e objectivos a partir da sensação de sentir o seu corpo em movimento e em sintonia com os outros - os seus pares de inquietações, encontros e desencontros, histórias de vida partilhadas e dançadas.

Cada um dança e diz de si através do movimento e outros mediadores expressivos de apoio, dentro de um ambiente terapêutico e de uma dinâmica de Artes Integradas, numa atmosfera segura de aceitação onde cada indivíduo pode expressar-se livremente dentro dos limites das suas capacidades e condição física. Todos podem expressar emoções positivas e negativas, encontrando no grupo e através do movimento um lugar de suporte, validação e de comunicação no que partilham com os seus pares.

É com grande alegria que começamos mais uma travessia Asas e Raízes, porque envelhecer é ser mais, é continuar a crescer, é ser feliz, é ser no corpo um lugar de constante aprendizagem, recíproco afecto e dignidade.

Todos podemos toda a vida dançar! Contacte-nos!





 

Blogger news

Blogroll