19 NOV 2019 · Brincosofias e Saltologias

BRINCOSOFIAS E SALTOLOGIAS



Oficina do Direito à Infância


Castelo de Mértola

19 de Novembro de 2019 | + 6 anos de idade

Horário | 14:00 às 16:00

Numa perspetiva de intervenção sociocultural de interação próxima entre a comunidade e os lugares de memória e de criatividade que a fundam e testemunham, o Terra. Corpo vem desenvolver uma Oficina do Direito à Infância que visa estimular a participação social e a construção de um público-agente, promovendo e estimulando vivências profundas do património histórico e natural desde cedo.

Com uma metodologia baseada na Educação pela Arte, Educação Ambiental e Educação Emocional, utilizando técnicas centradas nas artes integradas e na pedagogia positiva, as crianças são interpeladas e convidadas a sentir, reconhecer, interpretar, compreender, expressar e comunicar o passado com uma linguagem contemporânea, aos olhos do seu mundo e das suas histórias, integrando o conhecimento do património no seu universo lúdico, criativo e afetivo.

No âmbito do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial  da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e das comemorações do Dia Internacional dos Direitos da Criança, o Terra.Corpo traz BRINCOSOFIAS E SALTOLOGIAS ao Castelo de Mértola.  Dentro do cenário privilegiado do património histórico e natural deste monumento, vamos exercer o direito fundamental da Infância: Brincar! Brincar como “antigamente”, brincar com liberdade, brincar em movimento e em relação, experimentando jogos tradicionais e jogos de mesa gigantes, cooperativos e intergeracionais. A partir da Convenção dos Direitos da Criança, descobrimos na filosofia lúdica das crianças participantes os direitos que cada uma reconhece por dentro da sua realidade, em desafios sem tecnologia, exigindo toda a força e sabedoria da proximidade e do corpo inteiro. Aqui ninguém perde ou fica de fora. Todos ganham trabalhando em equipa, partilhando responsabilidades, somando talentos, dividindo dificuldades.


Com o apoio de 





 

Blogger news

Blogroll