NINHO DE GENTE

 

Ema Alba Lobo



COSMOLOGIA DO VOO

Ninho de Gente


Um ninho é uma construção de impermanência e de continuidade, um símbolo de gestação e de transformação, de migração e de persistência. É uma metáfora precisa da alteridade que compõe o epicentro circular da vida e do tempo, do mundo e da humanidade.

Aves, peixes e outros demais animais fazem ninhos. Este, é um ninho de gente. Um ninho que acolhe, através da fluidez e do ritmo dos materiais e da paisagem, as topografias de que somos feitos e que constroem a natureza da nossa identidade. Este ninho nasceu destes tempos de [ainda maior e mais cego] distanciamento social e afetivo, da necessidade de ovular e de dar colo a uma humanidade que seja capaz de reconhecer-se como dentro e fora de um todo, de uma casa comum.

O ninho de gente COSMOLOGIA DO VOO, é um espaço de presença que convida a sentir o centro gravitacional que evoca a coincidentia oppositorum, a unidade dos contrários e a engenharia das asas com que sobrevoamos os sonhos.

Instalado na Quinta dos Moinhos de São Filipe, num pinhal de acentuada inclinação, o ninho surge alegoricamente enquanto interrupção do deslizamento do tempo e do desenraizamento das pessoas, suspensas e adiadas em tantos nadas. É preciso enraizar para voar: levantar voo, ganhar latitude, longitude e proximidade, aterrar e amarar.

Construído com materiais naturais resultantes das intervenções de “limpeza” florestal, este ninho tecido no chão é uma ressonância da altitude dos ramos colhidos e dos meridianos de luz de que serão sempre portadores. O ninho encontra-se num lugar onde o trânsito do sol, com a caligrafia das copas das árvores, escreve sobre ele os diferentes momentos do dia com feixes de claridade a atravessar lentamente as horas.


Este ninho é um espaço de entendimento poético do mundo, onde diferentes linguagens artísticas convocam o diálogo elemental e a vocação inicial do espaço natural. É um espaço intimista de escrita e de leitura, um ninho-livro aberto de silêncio e de escuta. 

O ninho de gente COSMOLOGIA DO VOO é um lugar para ocupar fisicamente e vivenciar com todos os corpos-sentidos que nos habitam. É um lugar performativo, bem como de apoio às sessões de Dança Movimento Terapia e às interpelações educativas. Uma vez por semana, Ema Alba Lobo estará no ninho a dar colo a quem o procurar.

O ninho de gente é a primeira intervenção de um percurso cartográfico multidimensional de landart que será escrito ao longo da paisagem deste lugar, entrevendo e provocando novas subjetividades à nossa passagem. 



 

Blogger news

Blogroll