Aqui Há História



Oficina de Artes Integradas na Expressão Poética 



Falamos com o corpo e desenhamos sons e sentidos em movimento, escrevemos com manchas e cores, vestimos a realidade de faz-de-conta e damos vida aos objectos. Descobrimos as histórias que se aninham escondidas lá no fundo de nós. Lemos o mundo reinventando-o com um par de olhos perguntadores e uma mão-cheia de palavras novas. Damos corda às letras, afiamos os lápis e construímos a voz e a viagem de uma aventura. Temos tanto para dizer!

Com a palavra estabelecem-se relações profundas diversas: comunicativa, lúdica, poética, ficcional… Todas elas assumindo um papel preponderante no desenvolvimento da personalidade da criança e contribuindo para o estabelecimento de laços afectivos com a Língua. Na realidade, são estas relações que facilitam a expressão do mundo pessoal, de ideias, sonhos e sentimentos, da especificidade de cada um face ao mundo em geral e a uma sociedade moderna que uniformiza e apaga precocemente a imaginação e a sensibilidade.
Por outro lado, o convívio com o livro, com a oralidade e com a palavra escrita é tão importante quanto se sabe que pode condicionar o sucesso da criança na escola e na vida, ajudando-a a Saber e a Ser, a procurar a sua voz na pluralidade de vozes que habitam um livro.
Na Oficina Aqui Há História a criança é encorajada a rodar a chave da porta da imaginação criadora e deixar entrar a magia e o desafio que as palavras têm, em aventuras de jogos poéticos e narrativos, brincando, pintando, plantando, cantando, escutando, contando, dançando, dramatizando e descobrindo sons, cheiros, cores, emoções, no imenso potencial lúdico do código linguístico.
Cada Oficina é independente e desenrola-se dentro de uma dinâmica lúdica e de Expressões Artísticas Integradas. A partir de uma história inicial que é contada ao grupo e que surge como semente e estímulo criativo, desenvolvem-se várias atividades de expressão plástica, educação ambiental, jogos pedagógicos e cooperativos, expressão dramática, dança e movimento, enquanto vivência, desafio e suporte para a escrita criativa e poética. No final de cada ano letivo, os participantes são convidados a integrar alguns dos seus trabalhos numa exposição itinerante e na publicação de um livro / magazine.

Horário
Segunda a Sábado para GRUPOS e ESCOLAS mediante marcação.
Oficina semanal para famílias em local e horário a anunciar brevemente.




Escuta-nos em TERRA.CORPO HISTÓRIAS. Um podcast de histórias contadas com música.



Fotografia de Ema Inácio





 

Blogger news

Blogroll