28 OUT 2015 · Morfologias de um Lugar I



MORFOLOGIAS DE UM LUGAR
Intervenção Criativa nas Proximidades do Sentir

Escola Superior de Educação de Setúbal | IPS | Setúbal
28 de Outubro de 2015 | 10:30 às 12:30



Há uma árvore na Escola Superior de Educação de Setúbal que, como todas as outras, é única e especial. Como cada um de nós. Este sobreiro é um lugar de passagem, sombra fortuita e arquitetura do espaço. Aguarda em silêncio vivo e ramos abertos por um espaço de relação, de encontro e de criação com quem por ali passa, conversa, olha, chega e parte.
No sentido de fazer uma ponte com as saídas de campo, contextos de investigação e de intervenção dos alunos, o Curso de Animação e Intervenção Sociocultural e o Terra.Corpo desafia-os através deste projeto experimental, a interagir de forma criativa e expressiva com esta árvore que é cenário do seu dia-a-dia na ESE.

Num compromisso entre a Educação Ambiental e a Arte Pública / Landart, os alunos são convidados a refletir e a interpretar a intervenção sociocultural através da expressão artística, enquanto lugar de poiesis e de integração de múltiplas linguagens e formas de sentir.
Cada intervenção terá um tema de fundo a partir do qual, em formato de seminário e  workshop, se desenvolverão diferentes técnicas de criação artística, intervindo-se no sobreiro enquanto símbolo de vida e crescimento, moldura e suporte, galeria e voz, indagação e convite à interação com os trabalhos criados e esta árvore.
O Morfologias de um Lugar será desenvolvido em parceria com o projeto Terra.Corpo que desenvolve o seu trabalho no âmbito da Educação pela Arte, Educação Emocional e Educação Ambiental, privilegiando as linguagens e expressões não-verbais na sua intervenção comunitária, sociocultural e de sensibilização para o património histórico.

Decorrente da saída de campo da UC de DDAP* da turma do 2º Ano, no passado dia 14 de Outubro - durante a qual os alunos tiveram oportunidade de conhecer as esculturas de João Limpinho (construídas na sua maioria a partir de peças provenientes da indústria naval) distribuídas pelo Bairro da Bela Vista, bem como a apresentação da arquiteta Inês Gato acerca de todas as transformações do Palácio Fryxell, resultantes das várias metamorfoses sociais e históricas – a primeira intervenção no sobreiro realizar-se-á no seminário do próximo dia 28 de Outubro.
Neste primeiro Morfologias de um Lugar, teremos como principais matérias-primas, objetos e materiais recolhidos à beira-mar, evocando o mar no processo criativo enquanto elemento de viagem, ponte de trocas culturais e de diversidade/inclusão sociocultural.
Tema particularmente atual, vamos criar objetos para instalar na árvore, metaforizando-a de casa humana e universal. Os objetos-esculturas terão como tema de fundo a ideia de viagem e de terra: barcos, casas e ninhos, raízes e asas, abrigo,  proteção e outras imagens construídas na perspetiva alargada da expressão artística.
Do movimento do vento, do trânsito da luz, da crítica social, do espírito lúdico ou da engenharia das mãos, nascerão com certeza diálogos e morfologias interessantes com o espaço e a comunidade ESE / IPS.

*Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos



Em parceria com





 

Blogger news

Blogroll