30 e 31 JAN 2016 · Anatomia e Metáforas do Corpo

Narrativas do Corpo
Oficinas de Dança Movimento Terapia

ANATOMIA E METÁFORAS DO CORPO


Metaphor is at the bottom of being alive.
Gregory Bateson



Quinta dos Moinhos de São Filipe | CCI 3123 | Parque Natural da Serra da Arrábida | Setúbal Coordenadas: 38°30'59.9"N 8°55'00.8"W

30 de Janeiro de 2016 | 10:00 às 18:00
31 de Janeiro de 2016 | 10:00 às 15:00

Destinatários
Para todas as pessoas que preferem expressar-se por outras vias que não só a palavra. Para quem quer descobrir a Dança Movimento Terapia e os efeitos terapêuticos do movimento. Para aqueles que querem aprofundar o seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Para ti que gostas de explorar os aspetos comunicativos, relacionais e criativos da dança.

Orientação
Ema Isabel Inácio | Dançaterapeuta

Inscrição
70 euros cada workshop | Pagamento de 50% do valor no ato de inscrição
Data limite de inscrição | 22 de Janeiro de 2016

Cada um de nós é uma história, todos somos portadores de uma narrativa única que vai para além do que as palavras podem dizer. A nossa existência é antes de mais corporal, é no outro muito antes do verbo, que nasce o sentimento de si próprio. É através dos signos corporais e das narrativas não-verbais que nos tornamos tangíveis e legíveis ao mundo. Que nos descobrimos lugar de relação e integração emocional, cognitiva e física. Que somos espaço e tempo de ser pessoas no metabolismo das emoções dançadas.

NARRATIVAS DO CORPO é um ciclo de sete workshops de introdução à Dança Movimento Terapia. Dentro de um enquadramento multissensorial e multidisciplinar de várias expressões criativas,  vamos referir-nos a algumas técnicas e métodos desta psicoterapia expressiva e ver-nos através de sistemas de observação de movimento. Vamos escrever, falar e ler com o movimento enquanto língua materna do corpo relacional, semântico e simbólico. Dentro do cenário privilegiado e inspirador de bosques e praias, reconhecendo-nos numa árvore, ao longo de um céu rosado, no desenho das pedras, na respiração do mar, nas impressões da areia ou no som de um animal que passa, dançamos com a Natureza, matéria integradora do nosso todo essencial.

ANATOMIA E METÁFORAS DO CORPO é um workshop que desafia a uma compreensão profunda do corpo, para além da sua tangibilidade física clássica. Partes, centros, paradoxos, idades e paisagens do corpo, descobertas através do movimento que encontra e integra as nossas polaridades e assimetrias.
Dançar consigo próprio, com os outros e com a Natureza, permitindo que o corpo se revele em toda a sua sensorialidade, fisicalidade, inteligência, emoção e consciência. Dançar imagens e metáforas de nós próprios, situando o corpo na anatomia experiencial e nos 5 elementos da vida, procurando reflexo em vários mediadores expressivos – escrita, pintura, desenho, escultura – e no sistema de Observação e Análise de Movimento de Laban.


Nota: A Quinta dos Moinhos dispõe de alojamento (265 228 278 / 935 505 401). O alojamento e as refeições são da responsabilidade dos participantes.





Em parceria com



 

Blogger news

Blogroll