20 ABR 2016 · Na Sombra da História



NA SOMBRA DA HISTÓRIA

Oficina de Dança e Teatro de Sombras





20 de Abril de 2016 | 14:00
Castelo de Amieira do Tejo | Nisa
+ 12 Anos

Numa perspetiva de intervenção sociocultural de interação próxima entre a comunidade e os lugares de memória e de criatividade que a fundam e testemunham, o Terra. Corpo vem promover uma Oficina de Dança e Teatro de Sombras que visa estimular a participação social e a construção de um público-agente, promovendo e estimulando vivências profundas do património histórico e natural desde cedo.
Com uma metodologia baseada na Educação pela Arte, Educação Ambiental e Educação Emocional, utilizando técnicas centradas nas artes integradas e na pedagogia positiva, os jovens são interpelados e convidados a sentir, reconhecer, interpretar, compreender, expressar e comunicar o passado com uma linguagem contemporânea, aos olhos do seu mundo e das suas histórias, integrando o conhecimento do património no seu universo lúdico, criativo e afetivo.

No âmbito do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial  da Direcção Regional da Cultura do Alentejo e das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Terra.Corpo traz NA SOMBRA DA HISTÓRIA ao Castelo de Amieira do Tejo.
Da sombra, nascem histórias que vamos contar com o corpo ou recortando da luz figuras e imagens teatrais. Na Oficina de Dança e Teatro de Sombras vamos dançar com as nossas sombras, criar sombras chinesas, desenhar personagens e cenários, experimentando diferentes relações entre a luz, o movimento, o espaço e as formas. No final, construímos um teatro de sombras cruzando várias técnicas e materiais numa narrativa poética e lúdica, apresentando um momento histórico relevante do monumento em que nos encontramos.

          
Com o apoio de 


 

Blogger news

Blogroll