21 ABR 2017 · Paisagens de Bolso



21 Abril de 2017
10:15 às 12:00 e 14:50 às 16:50
Castelo de Portalegre | Portalegre
+ 8 Anos

Numa perspetiva de intervenção sociocultural de interação próxima entre a comunidade e os lugares de memória e de criatividade que a fundam e testemunham, o Terra. Corpo vem desenvolver uma Oficina de Arquitectura e Paisagem que visa estimular a participação social e a construção de um público-agente, promovendo e estimulando vivências profundas do património histórico e natural desde cedo.
Com uma metodologia baseada na Educação pela Arte, Educação Ambiental e Educação Emocional, utilizando técnicas centradas nas artes integradas e na pedagogia positiva, as crianças são interpeladas e convidadas a sentir, reconhecer, interpretar, compreender, expressar e comunicar o passado com uma linguagem contemporânea, aos olhos do seu mundo e das suas histórias, integrando o conhecimento do património no seu universo lúdico, criativo e afetivo.

No âmbito do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial  da Direcção Regional da Cultura do Alentejo, o Terra.Corpo traz PAISAGENS DE BOLSO ao Castelo de Portalegre.
Os monumentos históricos e a sua paisagem envolvente são uma construção de vivências e o resultado de diferentes ocupações ao longo dos séculos, com grande riqueza cultural e social. Neste workshop, vamos observar e interpretar o meio nas suas várias características particulares e fazer a sua representação numa maquete. No final, o grupo leva a sua criação do monumento e as miniaturas que o compõem dentro de uma caixa de madeira, enquanto jogo para continuar a brincar e a estudar na escola.

Com o apoio de 



 

Blogger news

Blogroll