MEU CORPO MINHA CASA
Oficina de Dança para Famílias
Exposição Arquitetura Timorense: Miniaturas do Mundo
- Dia Internacional dos Museus -
- Dia Internacional dos Museus -
18 de Maio de 2017
10:30 às 12:30 | 14:30 às 16:30
Famílias com crianças a partir dos 4 anos de idade
Museu Nacional de Etnologia | Serviço Educativo | Sala de Exposições Temporárias
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de Maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Em 2017, o ICOM definiu o tema Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus como mote para uma reflexão, naturalmente diferenciada e respondendo aos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.
No âmbito da comemoração desta data e da sua temática, o Terra.Corpo vem dançar ao Museu Nacional de Etnologia, porque cada Corpo é uma Casa e cada Casa um Mundo. Nesta oficina vamos dançar em família a partir do ritmo, formas e histórias dos objectos, ilustrações e conceitos presentes na exposição Arquitetura Timorense: Miniaturas do Mundo.
Valorizando a dinâmica relacional entre pais e filhos através da interacção simbólica, vamos metaforizar o corpo e a família na arquitectura dos afectos e do simbolismo cósmico da casa, enquanto imagem do mundo e abrigo ancestral.
Desta relação Corpo-Família-Casa, decorrerão diferentes técnicas de consciência da arquitectura corporal, exploração sensorial e criativa do movimento, interacção não-verbal e dança-contacto. Os participantes serão desafiados a construir estruturas arquitectónicas tradicionais timorenses e totens familiares com o corpo, a dançar-desenhar uma das casas presentes na exposição e “povoá-la” com a sua família e o seu mesossistema sociocultural, a experimentar danças tradicionais timorenses.