17 a 25 JUL 2021 · ÁRGILOS

Oficina de Verão de Dança e Argila


ÁRGILOS

Quinta dos Moinhos de São Filipe | Setúbal

Coordenadas Google Maps | 38°30'59.8"N 8°55'00.2"W

+ 18 anos de idade

 17 e 18, 24 e 25 JUL 2021 | 10:00 às 19:00

Preço | 90,00 €

Data limite de inscrição | 1 JUL 2021

“Neste mundo de plástico e de ruído, quero ser de barro e de silêncio" 
Eduardo Galeano

A argila é essencialmente terra, um palimpsesto de minerais, traços de metal, matéria orgânica e água. A argila nasce da decomposição das rochas e forma-se através da viagem do solo pelo movimento do vento e das águas. Enquanto matéria infinitamente moldável e transitória, a argila adquire um significado simbólico da materialidade do corpo humano, em constante transformação.

O mundo sucede-se dentro de um continuum relacional, sendo a relação do movimento com a argila uma mitografia intemporal da humanidade. Através do diálogo entre a dança e a argila, vamos repensar o corpo multidimensionalmente, abrindo zonas experimentais entre diferentes linguagens para além da palavra e pesquisando modos de compartilhar a experiência vivida. 

A modelagem individual, a escultura de grupo e a ecodança serão algumas das práticas construídas com a argila e o corpo utópico que habitamos - corpo sujeito e simultaneamente objeto vivencial. Queremos compreender e pensar com o imaginário a experimentação de outros modos de perceção do movimento, da forma dos gestos, da velocidade e da imobilidade, do silêncio e da escuta, do espaço e da interioridade. 

Os sentidos servem de mediadores da relação entre o eu e o que está fora de mim, mas também entre mim e o meu próprio corpo. O corpo é o centro a partir do qual me situo em relação ao espaço, ao tempo, às ideias e aos outros. Pela sua matéria física e simbólica, a argila configura e inspira novos modos de sensação e de experiência de si, criando uma outra sintaxe de incorporação do movimento.

Através de processos criativos de imaginação activa, vamos cartografar o corpo, deslocar sentidos, descobrir outras possibilidades de encontro com o outro e de aproximação a nós mesmos, de comunicação e de expressão, encontrando no contorno e na plasticidade da argila a natureza humana do movimento e o lugar de um corpo-comunidade: o corpo-rizoma a partir do qual nos relacionamos e nos ressignificamos numa incessante dança. 


As sessões decorrerão dentro das actuais indicações da DGS. Estaremos em segurança.


Fotografia: Jan Pavlovski



Copyright © TERRA.CORPO® 2005-2020 Todos os direitos reservados.




 

Blogger news

Blogroll