6,13, 20 e 27 NOV 2021 · LÚMEN

 


Oficinas de Formação em Dança e Teatro de Sombras



LÚMEN

Módulo 1: Introdução a técnicas e materiais de criação com sombras


Quinta dos Moinhos de São Filipe | Setúbal

Coordenadas Google Maps | 38°30'59.8"N 8°55'00.2"W

+ 18 anos de idade

6, 13, 20 e 27 NOV | 10:00 às 13:00

65,00€ / Módulo completo (condições especiais para estudantes)

Data limite de inscrição | 2 NOV 2021

INSCREVA-SE AQUI


O Terra.Corpo, dentro da sua filosofia e metodologia de intervenção no âmbito da Arte Educação, Educação Emocional e Educação Ambiental, vai iniciar um novo programa de oficinas ludopedagógicas de continuidade. Reconhecendo na Dança e no Teatro de Sombras um recurso educativo multidisciplinar e de enorme riqueza, estas oficinas pretendem estimular o desenvolvimento do imaginário e da imaginação criadora, oferecendo diferentes formas de representação da realidade e da pluralidade dos seus contextos.
As oficinas LÚMEN desenvolvem-se numa dinâmica que privilegia a experimentação individual e a criação coletiva, enquanto processo de aprendizagem de técnicas e competências artísticas no âmbito da Dança e do Teatro de Sombras, bem como de instrumentos de intervenção sociocultural, onde o conhecimento se constrói da imaginação, da simplicidade de recursos, na vivência significativa em grupo.
Acendemos a luz da imaginação e destacamos das sombras personagens, situações, silhuetas e objetos de uma ação reinventada por todos. Da sombra nascem histórias que vamos contar com o corpo ou recortando da luz figuras e imagens teatrais, integrando polaridades e limites, emoções e formas. Dançando com as nossas sombras, desenhando protagonistas e cenários transluzentes, somos autores e atores da cena representada, ensaiando e projetando imagens de nós próprios e do mundo.

Neste primeiro módulo de oficinas, vamos conhecer e experimentar diferentes técnicas e modalidades de construção cénica, de manipulação de objetos e figuras na tela, de desenvolvimento de diálogos verbais e não-verbais. Anáguas, chapéus de chuva, tendas de luz, caixas iluminadas, retroprojeção, papéis coloridos, objetos translúcidos, matérias naturais e sombras chinesas, serão alguns dos meios através dos quais iremos explorar diferentes estruturas de projeção e de interação com a luz, o movimento, o espaço e o desenho de formas. No final, construímos um engenho de sombras cruzando várias práticas e materiais numa narrativa integradora e poética.     

 


Copyright © TERRA.CORPO® Todos os direitos reservados.


 

Blogger news

Blogroll