2021 / 2022 · 4 ESTAÇÕES + UMA


Oficinas para Escolas




quatro estações + uma

 

4 estações + uma é um programa dedicado à Escola, enquanto lugar de mundo, tempo e espaço perseverante de crescimento, de transformação e de múltiplas descobertas felizes.

As 4 estações do ano sempre foram um calendário universal que influenciou e organizou toda a atividade humana, a sua relação com o meio e o quotidiano, conferindo-lhe segurança, sustentabilidade, estrutura e sentido de comunidade. Os ciclos naturais e os movimentos da natureza marcam RITMOS profundos e reforçam o nosso sentimento de pertença a um todo que se relaciona numa “poderosa respiração da terra em relação ao cosmos”.

4 estações + uma porque a 5ª estação é a de cada um, a da meteorologia emocional que dá a cada dia e a cada momento presente um tempo singular e único. A 5ª estação é também uma metáfora para refletirmos sobre as alterações climáticas e o nosso comportamento no ambiente. Vamos refletir e aprender com esperança e alegria, em vivência pessoal e social profunda, em contacto próximo e afetivo com a natureza. Em escuta-ação-relação, de corpo inteiro e criativo. Com as mãos e os sentidos todos na terra.

Através de várias linguagens artísticas e expressivas, vamos “sair lá para fora” e habitar a natureza de que somos vida integrante. Vamos prestar atenção, tomar tempo, escutar e construir uma relação com o espaço e o meio à nossa volta, refletindo de forma afetiva e criativa sobre a utilização que fazemos dos mesmos. Não seremos só visitas, seremos HABITANTES TRANSFORMADORES que encontram na arte um lugar de profundo sentido de comunidade, consciência social e responsabilidade humana ativa. Aprender no meio da vida e mudar descobrindo, agindo, sentindo, reconhecendo, reinventando.

Elegemos como linguagens expressivas e criativas fundamentais para um desenvolvimento harmonioso e para uma intervenção participativa no mundo, a DANÇA, o LIVRO e a LANDART, enquanto estratégias de valorização da impermanência e da criatividade, na compreensão-ação de que a vida é composta de estados transitórios e que todos estamos em constante mudança, movimento, narrativa e criação. 

Através de um encontro integrado entre linguagens verbais e não-verbais e da arte efémera, queremos oferecer uma cartografia vivencial de PROCESSO e de ligação à paisagem, promovendo o desapego pela obra final ou a ideia de produto. A Dança, o Livro e a Landart como aprendizagens construtoras de valores, atitudes e práticas que possam preservar a integridade criativa do homem e a vida do planeta.


Venham celebrar cada estação connosco na Quinta dos Moinhos de São Filipe!


Solicite o Programa de Oficinas para Escolas e marque a sua oficina.


CONTACTE-NOS: info@terracorpo.pt


Fotografia: Terra.Corpo


Copyright © TERRA.CORPO® Todos os direitos reservados.


 


 

Blogger news

Blogroll