13 NOV 2021 · CONSTRUÇÃO / DESCONSTRUÇÃO

Oficinas de Construção de Livros Artesanais




I. CONSTRUÇÃO / DESCONSTRUÇÃO


Quinta dos Moinhos de São Filipe | Setúbal

Coordenadas Google Maps | 38°30'59.8"N 8°55'00.2"W

+ 18 anos de idade

13 NOV | 10:30 às 13:30

15,00€ / Oficina  (materiais incluídos*)

Orientação | Inês d´Espiney

INSCREVA-SE AQUI


Após a realização de duas Oficinas de Construção de Livros Artesanais mais imersivas, vamos dar continuidade ao belíssimo trabalho de Inês d´Espiney com oficinas mensais, aos sábados de manhã.

Para cada oficina de construção de livros artesanais, é proposto um tema/vivência onde iremos descobrir e explorar diversas possibilidades para a construção de um livro, cruzando o visual journaling, o livro de artista e os livros alterados. 

Cada um vai construir o seu livro artesanal, partindo de alguns exercícios e de diferentes técnicas, onde iremos registar, experimentar e explorar livremente o nosso livro, com desenho, colagem, pintura, escrita. Pretende-se que a oficina seja direccionada mais para o processo e construção da estrutura visual e estética do livro, e não tanto para a técnica encadernação.

Procura-se que cada oficina decorra no brincar explorando e experimentando, navegando no espaço que levará cada um ao encontro dos seus próprios universos criativos, de imagens, de palavras, de texturas e de sensações, podendo reunir tudo isso na construção de um livro único e pessoal.  

Cada um é autor da sua história. Se pudesse construir um livro como seria? Que imagens? Que palavras? Que textos? Que histórias? 


CONSTRUÇÃO / DESCONSTRUÇÃO

“Sinto que é importante investir em momentos e espaços onde possamos contemplar, cuidar, criar, amar, partilhar, nutrir as coisas que nos inspiram. Imagino assim o livro como um desses espaços, como um objecto vivo que nos permite registar, reunir, contemplar, organizar, baralhar, brincar, trocar, reunir partes, pedaços, partículas da vida. O que proponho com estas oficinas é a descoberta desse espaço para criar e cuidar, reconhecer e viver aquilo que nos inspira, nos motiva e nos traz e desperta memórias, sensações, imagens, sonhos, pensamentos e sentimentos, transformando-os em livros únicos e criativos.”

Construção/Desconstrução é o mote inicial desta oficina, onde em conjunto trilhamos as diferentes possibilidades criativas e lúdicas do que poderá ser, descobrindo tudo o que é num processo vivo e contínuo. Uma jornada inicial e exploratória pelo universo dos livros artesanais, pelas diferentes possibilidades, onde serão facilitadas algumas técnicas e exercícios simples onde cada um poderá explorar e experimentar construir o seu livro artesanal. 

Não é necessária qualquer formação em artes ou conhecimento em técnicas artísticas, é apenas uma vivência criativa de ti para ti e para o grupo.


*Será enviado um email a cada participante pedindo que faça uma recolha de materiais reciclados em casa e que traga alguns objectos pessoais.


Fotografia: Página de livro de artista, Técnica mista, Inês d’Espiney

 


 

Blogger news

Blogroll