19 OUT 2025 · ATLAS COLETIVO - Caminhada Estuário do Sado / Zona Industrial

 ATLAS COLETIVO

inventário de uma paisagem



Caminhada 

Estuário do Sado e Zona Industrial


19 OUTUBRO 2025 | 10:00

Com Maria Manuel Pedrosa

Local de Partida | Restaurante "A Jangada", EN 10-4

Grau de Dificuldade 1 (1-5) | Percurso sem desníveis

Entrada livre, limitada a 18 participantes

Inscrições | atlascoletivo2025@gmail.com

Seguro incluído


O projeto Atlas Coletivo-Inventário de uma Paisagem prossegue a série de seis sessões abertas à participação coletiva com a segunda caminhada no concelho de Alcochete, fruto da parceria estabelecida com o Museu da Paisagem, com o apoio da Câmara Municipal Alcochete e do Grupo Amorim.

Como se constitui o fenómeno da paisagem, aparentemente tão trivial, mas simultaneamente tão singular e complexo? De que forma(s) observamos e descrevemos as paisagens com que nos cruzamos?

Partindo do trajecto nunca materializado do canal fluvial Tejo-Sado, iniciámos esta jornada no início deste ano, na Ribeira das Enguias, em Alcochete, junto ao Rio Tejo. Em seguida, dirigimo-nos para Sul e detivemo-nos na Herdade de Rio Frio, local de extrema importância para um entendimento dos processos de transformação desta vasta área.

Fruto da parceria estabelecida com o Museu da Paisagem, e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, é altura de rumarmos ainda mais para Sul, na direcção do estuário do Rio Sado, mais concretamente para a foz da Ribeira da Marateca, local onde iria desembocar o acima referido canal fluvial. A presença do rio Sado será uma constante ao longo desta caminhada, onde iremos atravessar um território repleto de profundos contrastes, oscilando entre uma paisagem industrial (Zona Industrial da Mitrena) e a Reserva Natural do Estuário do Sado.

Para nos acompanhar nesta sessão, contamos com a presença de Maria Manuel Pedrosa, colaboradora do Museu da Paisagem e autora de um conjunto de obras das quais destacamos “O que há neste lugar”, onde a referida autora nos coloca “interrogações e reflexões dirigidas aos exploradores de lugares, que são desafiados a desenrolar o fio que continuamente tece a paisagem à perceção.” (1)

(1) Sinopse do livro “O que há neste lugar – Edição Museu da Paisagem


Entidade Organizadora: Associação Projetor Verde 

Entidade Financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian - Programa Cultura: Apoio à Criação Artística 

fcgulbenkian #Gulbenkian

Equipa artística: Fernando Brito, Ema Inácio, Humberto Brito, Sérgio Godinho. 

Parcerias e apoios: Terra Corpo, Museu da Paisagem, Arquivo Portos Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Bibliotecas do Exército, Grupo Amorim, Kunstworks Fund, Casa d’ Avenida, Cinema Vitória Azeitonense, Câmara Municipal de Alcochete e Câmara Municipal de Setúbal.


Aconselha-se o uso de calçado adequado para caminhada em terreno por vezes irregular, vestuário de acordo com as condições climatéricas, cantil ou garrafa de água e merenda ligeira.

O programa poderá ser adiado devido às condições meteorológicas existentes. 

https://www.facebook.com/AtlasColetivoInventariodeumapaisagem

https://www.instagram.com/atlas_coletivo



Fotografia de Fernando Brito


 

Blogger news

Blogroll