Dança Movimento Terapia


Quando as Palavras Não Chegam




A Dança Movimento Terapia (DMT) é uma psicoterapia expressiva que utiliza o movimento como um processo para promover a integração emocional, cognitiva e física da pessoa. Privilegia a comunicação não-verbal e intervém sobre o corpo relacional e simbólico, através do qual o indivíduo desenvolve um processo criativo de crescimento pessoal e de ligação de aspectos somáticos e psicológicos. 

O movimento – sua observação, análise e perfil – reflecte e revela aspectos da personalidade, incluindo expressões de subjectividade, emoções e padrões de desenvolvimento e relacionamento interpessoal. Corpo e mente estão em constante, complexa e recíproca interacção, pelo que mudanças significativas ao nível do movimento afectam o funcionamento total da pessoa.

Como intervenção multidisciplinar, a DMT utiliza a teoria e o método psicoterapêutico, funda-se na investigação sobre a comunicação não-verbal, na psicologia do desenvolvimento e nos sistemas de observação e análise de movimento.

A DMT, enquanto abordagem preventiva e proporcionadora de bem-estar, dirige-se a todas as pessoas que prefiram expressar-se por outras vias que não só a palavra e que queiram ampliar/aprofundar o seu auto-conhecimento e o seu desenvolvimento pessoal. Dirige-se também a quem pretenda explorar os aspectos comunicativos, relacionais e criativos do movimento, dentro de um ambiente seguro e contentor, facilitado pela terapeuta e por diversos mediadores expressivos, como a música, a pintura, a tecelagem, o desenho e a escrita auto-realizadora.

A DMT dirige-se igualmente a pessoas com situações de saúde de maior especificidade, tais como: Alterações da auto-imagem e da imagem corporal; Transtornos da vinculação e da relação Mãe-Bebé; Perturbações do desenvolvimento e da linguagem; Perturbações do movimento; Distúrbios da relação e da comunicação; Limitações psicomotoras; Dificuldades de aprendizagem; Problemas de comportamento diversos (hiperactividade, inibição, agressividade, oposição…); Perturbações do espectro do autismo; Abuso físico e sexual; Dor crónica; Distúrbios do comportamento alimentar (anorexia, bulimia); Ansiedade; Ansiedade climática; Stress; Toxicodependência, alcoolismo e tecnodependência; Depressão e outras alterações do humor; Demências; ETC.


Objectivos 

 As metas e a metodologia de um processo de DMT dependem essencialmente das necessidades e motivação de cada pessoa mas incluem, de um modo geral, os seguintes objectivos:

- Aprender a escutar o seu próprio corpo e a utilizá-lo de maneira integrada, espontânea e expressiva;
- Entender o corpo como agente privilegiado de interacção com o outro e o ambiente;
- Aumentar as competências comunicacionais e sociais, ganhando consciência através do corpo e da interacção pelo movimento, de como habitualmente construímos e mantemos relações;
- Desenvolver uma  auto-imagem e um auto-conceito positivos, conhecendo e aprendendo a aceitar o seu próprio corpo e a sua história pessoal;
- Aprofundar a consciência de sensações internas e de simbolismos pessoais e a sua ligação com estados emocionais;
- Expandir e enriquecer o vocabulário do movimento, alargando o perfil pessoal de movimento e experimentando as múltiplas possibilidades do corpo em movimento;
- Aumentar a literacia emocional e os recursos pessoais de afectividade, emergentes das relações interpessoais e da linguagem não-verbal: consciência, regulação e autonomia emocional.


Modalidades de Intervenção

- Sessões de psicoterapia pelo movimento Individuais
- Sessões de de psicoterapia pelo movimento em Grupo (Aberto e Fechado)
- Sessões de psicoterapia pelo movimento Mãe-Bebé
- Acções de Formação e Workshops
- Avaliações de Perfil de Movimento



CONTACTE-NOS: info@terracorpo.pt


Fotografia: Terra.Corpo


Copyright © TERRA.CORPO® Todos os direitos reservados.



 

Blogger news

Blogroll