Laboratório de Arte para Bebés
Desde que existe, o bebé percepciona e reage emotivamente aos estímulos sensoriais que o rodeiam, descobrindo e atribuindo sentidos cada vez mais precisos a cada som, forma e gesto. O meio convida e impele constantemente a criança a agir, sendo que a expressão afectivo-emocional e a sua propriocepção dão-se através do movimento e da riqueza de experiências que vai vivenciando através do seu corpo - quando rola, gatinha, toca, lança, levanta-se, cai, dá os primeiros passos, salta, corre, saboreia, cheira, vocaliza… - alternando ritmos, experimentando forças e formas opostas no corpo, riscando e arriscando pelo espaço, integrando os contrastes e novidades nascentes das suas vivências, as quais dão condição ao maravilhoso surgir do universo simbólico e da linguagem verbal.
LAB é um laboratório de experimentação criativa para Bebés, desenvolvido através de Oficinas de intermodalidade expressiva e de pedagogia participativa que privilegiam linguagens e metodologias facilitadoras da interacção familiar, da expressão criativa e emocional, da aprendizagem em grupo e da vivência social do meio.
LAB é um espaço de relação que pretende sensibilizar para a importância do brincar e da atividade lúdica no desenvolvimento global da criança. É um momento de descoberta afectiva do valor inclusivo e educativo da educação artística e expressiva na promoção de comportamentos pró-sociais e na educação para a não-violência.
os porquês do LAB
- Porque sim!
- Porque desenvolvemos momentos lúdicos de criação, com significado pessoal e expressivo para cada família e o grupo envolvido, a partir da relação do corpo consigo mesmo, com os outros, com o bebé, com o espaço, o tempo, diferentes dinâmicas, objectos e formas de expressão artística;
- Porque privilegiamos a actividade lúdica enquanto linguagem fundamental de aprendizagem e de relação entre pais e filhos, sensibilizando para diferentes necessidades e momentos do desenvolvimento infantil, aprofundando a interação simbólica e estabelecendo um sistema de comunicação mais elaborado, autêntico e criativo;
- Porque promovemos a integração de diferentes linguagens artísticas e expressivas na relação com o bebé, na escuta e na atenção ao outro e ao meio, utilizando diversas técnicas, materiais e mediadores expressivos DIAH (do it at home), estimulando a intermodalidade sensorial na criação artística;
- Porque facilitamos o encontro entre famílias e a partilha de saberes e dúvidas, sensibilizando para a importância do brincar e da atividade lúdica, no desenvolvimento global e na saúde da criança;
- Porque é essencial estimular desde muito cedo no bebé, a relação com a música, o movimento e a expressão plástica, no desenvolvimento do imaginário, da imaginação criadora, da representação da realidade e da diversidade dos seus contextos;
- Porque experimentar, expressar(se) e criar é um exercício de liberdade e de transformação do mundo!
XURURUCA oficina de dança para bebés
Quando somos bebés, a primeira relação que estabelecemos é exactamente não-verbal, sendo através do movimento que a tornamos visível e compreensível, que a dirigimos e comunicamos a alguém – com o olhar, sorrindo ou chorando, agitando braços e pernas.
Este é um espaço lúdico onde são desenvolvidas diferentes técnicas de consciência corporal, exploração sensorial e criativa do movimento, dança-contacto, danças de grupo e relaxamento entre pais e filhos/famílias com crianças a partir dos 6 meses de idade. A Oficina realiza-se em sessões com a duração de uma hora e meia, com um momento final de partilha e sensibilização para as diferentes necessidades e momentos do desenvolvimento infantil, sistematizados dentro de uma perspectiva holística da Criança e da Pessoa. Porque o movimento não se inventa, descobre-se! E descobre-se de forma mais feliz em família.
SPLASHDZEEBUM oficina de experimentação artística para bebés
Num ambiente lúdico e afectivo, multissensorial e criativo, os bebés brincam, comunicam-se e expressam-se através do desenho, pintura, modelagem, colagem, escultura e movimento. Cores, formas, sensações, gestos e sons que são sementes na descoberta dos sentidos e das emoções.
Dentro de uma dinâmica de artes integradas, centradas no desenho e na pintura do bebé enquanto ato sensório-motor e psicológico, são introduzidos estímulos multissensoriais às pré-formas figurativas e traços rítmicos e movimentos emocionais que representam. Os bebés são convidados a provar e a criar com matérias, pigmentos e texturas comestíveis, a partir de diferentes desafios de experimentação e composição plástica.
A partir de receitas caseiras e matérias naturais, amassamos e colorimos, construímos e compomos com materiais que se saboreiam e mastigam. Porque a Arte alimenta e faz-se de corpo inteiro, num momento delicioso de criação onde a expressão se faz do afecto.
LUDOPICOS oficina de brinquedos para bebés e playgroup
Brincar é ensaiar a vida, é expressar-se genuinamente no exercício da relação afetiva com o mundo, as pessoas e os objetos. Fundamental na construção da autonomia e na formação social, é a brincar que a criança aprende a pensar, organiza o que sente e se humaniza, conciliando a espontaneidade e a criatividade com a aprendizagem de comportamentos sociais e culturais.
Brincar é um direito fundamental e frequentemente desvalorizado, numa sociedade altamente acelerada, mediatizada e consumista, em que é cada vez mais urgente construirmos momentos, contextos e brinquedos que impliquem todos os sentidos, preservem a infância e a sua ciência, criem situações-interacções de comunicação dos próprios sentimentos e visão do mundo.
Esta Oficina é um espaço dedicado aos Pais/Educadores enquanto lugar de partilha de brincadeiras e saberes sobre Brincar, técnicas e ideias para a construção artesanal de brinquedos, jogos, cenários de brincadeira, objectos e situações lúdicas, a partir de objectos “lá de casa”, matérias naturais e material de desperdício No final, reflectimos sobre alguns conceitos de classificação e tipologia de brinquedos e será montada uma ludoteca para os nossos brincólogos (crianças) experimentarem a sua especialidade: brincar!
ERA UMA VOZ oficina de livros para bebés
Com a palavra estabelecem-se relações profundas diversas, desde muito cedo. É através da palavra que inventamos o mundo e conseguimos dizê-lo. São as palavras que tornam possível a comunicação e que o que sentimos, seja tangível e entendível ao outro.
O convívio próximo e quotidiano com o livro, com a oralidade e com a palavra escrita, é fundamental para o estabelecimento de laços afetivos com a Língua, com a leitura e a escrita. Na realidade, são estas relações precoces com a palavra em estado de livro, que ajudam a criança a Saber e a Ser, a Sentir e a Pensar, a procurar a sua voz na pluralidade de vozes que habitam um livro, a ser autora do seu mundo pessoal de ideias, sonhos e sentimentos, da sua singularidade face ao mundo em geral.
O livro, até mesmo o livro de imagens, é um objecto misterioso e encantatório de onde as palavras saem ao nosso encontro. Nestas Oficinas iremos dar a conhecer vários livros de referência para bebés, bem como explorar diferentes formas de ler e de contar uma história com o bebé, recorrendo a diferentes técnicas expressivas de vivência do livro. Por dentro do ambiente mágico e desafiante das palavras e do imenso potencial lúdico do código linguístico, iremos também inspirar as famílias a escrever histórias, a construir livros e a criar narrativas performativas para os seus bebés.
CLAREIRAS oficinas de sombras para bebés
Da sombra sobre uma tela iluminada, nascem histórias que vamos contar com o corpo ou recortando da luz figuras e imagens teatrais. Nesta Oficina de sombras para bebés, vamos dançar com as nossas sombras, criar sombras, desenhar a partir da projecção de sombras, experimentar objectos coloridos, transparentes, translúcidos e opacos, desenhar personagens e cenários para contar histórias, experimentando diferentes relações entre a luz, o movimento, o espaço e os bebés.
Por detrás e à frente de um espaço iluminado, vamos dialogar com os bebés de forma criativa acerca desse exercício fundamental para o seu desenvolvimento: aparecer-desaparecer, esconder-revelar, tapar-destapar. É a partir destas acções, praticadas em contexto relacional e lúdico, que o bebé vai construindo o seu sentimento de si, a percepção de um sentido de constância e de permanência que lhe permite perceber e sentir que o que deixamos de ver, não deixa de existir.
Brincando com a luz e com o escuro, tantas vezes motivo de medo e angústia para a aterragem e a tranquilidade do sono dos mais pequeninos, as famílias irão construir um teatro de sombras cruzando várias técnicas e materiais numa narrativa poética, para oferecer aos bebés.
OFICINAS regulares ou temáticas
PROGRAMAS especiais para FAMÍLIAS, ESCOLAS e ORGANIZAÇÕES.
CONTACTE-NOS: info@terracorpo.pt
Fotografia: Terra.Corpo
Copyright
© TERRA.CORPO® Todos os direitos reservados.