Dança e Poesia para Adultos
Quando somos crianças, o corpo é um lugar todo ele habitado de si próprio, é um território inteiro de aprendizagem e de conhecimento de cada um, dos outros e do mundo. Trata-se de um corpo-saber e de um corpo poético que deixa de ser-nos familiar conforme vamos chegando a adultos: o corpo torna-se um objeto funcional e produtivo, de insondáveis estranhezas, idealizações e silêncios para nós mesmos.
A Oficina Poética do Movimento é um espaço lúdico de redescoberta dos recursos criativos do corpo e da criação de movimento, a partir da relação do corpo consigo mesmo, com os outros, com o espaço, o tempo, poemas, diferentes dinâmicas, objectos e formas de expressão artística. A sua prática fundamenta-se na dança-para-todos, na compreensão e na experimentação de princípios do movimento e da arquitectura corporal, integrando o conhecimento de diversas técnicas e capacidades criativas, onde a dimensão poética, relacional e lúdica ocupa um lugar de destaque. Desse modo, cada um poderá desenvolver a sua própria linguagem de movimento e de poesia, construir uma trajectória de sentidos pessoais, de contrastes e parentescos, indagações e significados.
A forma como vivemos o corpo, invade toda a nossa vida e, em sentido alargado, os nossos movimentos de contracção e expansão pessoal. A Dança e a Poesia são um processo de escuta, de captação e de inauguração do mundo, ou seja, é em cada gesto vivido e pela experimentação simbólica do corpo, que se manifestam as nossas percepções mais profundas e se abrem devires para que novas ações e memórias possam emergir. É em cada gesto criado e partilhado que recuperamos a "escrita" do nosso corpo sensível e pensante, singular e plural, vibrátil e saudável.
Oficinas regulares e programas de formação itinerantes.
CONTACTE-NOS: info@terracorpo.pt