15 DEZ 2015 · Morfologias de Um Lugar II

MORFOLOGIAS DE UM LUGAR II
Intervenção Criativa nas Proximidades do Sentir



Escola Superior de Educação de Setúbal | IPS | Setúbal
15 de Dezembro de 2015 | 14:30 às 17:00

Há uma árvore na Escola Superior de Educação de Setúbal que, como todas as outras, é única e especial. Como cada um de nós. Este sobreiro é um lugar de passagem, sombra fortuita e arquitetura do espaço. Aguarda em silêncio vivo e ramos abertos por um espaço de relação, de encontro e de criação com quem por ali passa, conversa, olha, chega e parte.
No sentido de fazer uma ponte com as saídas de campo, contextos de investigação e de intervenção dos alunos, o Curso de Animação e Intervenção Sociocultural desafia-os através deste projeto experimental, a interagir de forma criativa e expressiva com esta árvore que é cenário do seu dia-a-dia na ESE.

Num compromisso entre a Educação Ambiental e a Arte Pública / Landart, os alunos são convidados a refletir e a interpretar a intervenção sociocultural através da expressão artística, enquanto lugar de poiesis e de integração de múltiplas linguagens e formas de sentir.
Cada intervenção terá um tema sociocultural de fundo, a partir do qual se desenvolverão diferentes técnicas de criação artística, intervindo-se no sobreiro enquanto símbolo de vida e crescimento, moldura e suporte, galeria e voz, indagação e convite à interação com os trabalhos criados e esta árvore.

No segundo Morfologias de um Lugar, os alunos propõem uma criação acerca da Luz e da Escuridão no encontro das cores, enquanto metáforas da vida, da diversidade cultural e da consciência. Num apelo à paz, convidando a uma reflexão sobre os recentes movimentos de violência e as respostas aos mesmos, esta árvore é também uma Árvore dos Desejos aonde palavras convidam à mudança, penduradas como etiquetas, ironizando acerca do consumismo natalício desenfreado e lembrando que o essencial não se compra.
Mais do que uma árvore de Natal, os alunos acenderão uma árvore de Nascimento: de um novo ano, de uma nova humanidade.


Em parceria com 




Apoio

Loja do Barreiro Retail Planet


 

Blogger news

Blogroll