25 JUL 2020 · O Lugar Desconhecido



Oficinas para Escrever


O LUGAR DESCONHECIDO


SESIMBRA NATURA PARK | Estrada Nacional 378, Km 13.9 | Sesimbra

Coordenadas Google Maps 38.524664,-9.100879

25 Julho 2020 | + 14 anos de idade

Horário | 09:30 às 12:00

35,00€ | Participante

Inscrições abertas até 17 de Julho | INSCREVA-SE AQUI

Numa filosofia de intervenção sociocultural de interacção próxima entre a comunidade e os lugares de memória, de existência e de criatividade que nos fundam e testemunham, o Terra. Corpo inaugura-se neste lugar com uma Oficina que pretende estimular a participação social e a construção de uma sensibilidade estética-ética da paisagem, promovendo e estimulando vivências profundas na Natureza.

Inspirados no conto A Ilha Desconhecida de José Saramago e nos desenhos de Rui Sanches, saímos de nós para nos habitarmos no lugar natural em que nos encontramos, construindo o mapa mundi do nosso arquipélago de saberes e sentires, ilustrando de cada olhar fotografado uma ilha única interceptada pelas dos outros e pela viagem num ambiente em comum.
Desenhando, escrevendo e pintando sobre papel e fotografia, a paisagem torna-se geografia pessoal, escrita numa caligrafia que identifica e incorpora múltiplas referências de nós in situ. É uma nova linguagem que ultrapassa a superfície da folha e das palavras, uma cartografia com a qual integramos a nossa subjectividade no ambiente natural, realçando motivos e (des)proporções, a totalidade e os pormenores, as qualidades e o movimento que antecede as formas, as distâncias e as proximidades, tornando visíveis as ressonâncias do lugar em nós, escrevendo a memória da nossa viagem, demarcando em linhas a nossa presença, a extensão do nosso olhar e da vivência em grupo da multidimensionalidade do espaço.


Nota: a participação nesta Oficina inclui entrada no Sesimbra Natura Park e a possibilidade de ficarem a passear, almoçar e usufruir dos seus lindíssimos 867 hectares, após a realização das actividades.

Saibam mais em https://www.sesimbranaturapark.pt/

Seguir evento no Facebook.

Oficina integrada no Programa de Oficinas para Escrever O CORPO DA ESCRITA.


 A Oficina decorrerá dentro das actuais indicações da DGS. Estaremos em segurança.




Em parceria com



Imagem: Rui Sanches, Espelho




 

Blogger news

Blogroll