20 OUT 2017 · XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural



XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural



AQUI HÁ HISTÓRIA: INTEMPORALIDADES CRIADORAS E EXPRESSIVAS


Auditório Charlot | Setúbal
20 Outubro 2017 | 14:30 às 16:30


O XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural, organizado pela APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, decorrerá em Setúbal, nos próximos dias 20 e 21 de Outubro.

Atenta ao desafio que o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu lançaram ao instituir 2018 como Ano Europeu do Património Cultural, aos objectivos propostos para este Ano Europeu e à relevância que estes têm para a intervenção e objectivos da Animação Sociocultural, entendeu a APDASC que seria de grande pertinência antecipar e preparar o Ano Europeu estipulando Património e Comunidade como tema do XXIV Congresso.

O Terra.Corpo irá participar no Eixo Património Cultural e Expressões Artísticas com a Comunicação “Aqui Há História: Intemporalidades Criadoras e Expressivas”. Numa perspectiva de intervenção sociocultural de interacção próxima entre a comunidade e os lugares de memória e de criatividade que a fundam e testemunham, o Terra. Corpo tem vindo a desenvolver desde 2014 diversas Oficinas de Expressão Artística Integrada, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, no âmbito do Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial. Este Programa tem por missão a formação de públicos e a sensibilização da faixa etária infanto-juvenil para a importância da preservação e valorização do património cultural imóvel da região do Alentejo. 
Nesse sentido, temos vindo a desenvolver acções que visam estimular a participação social e a construção de um público-agente desde a infância, promovendo e estimulando vivências profundas do património histórico e natural desde cedo. Com uma metodologia baseada na Educação pela Arte, Educação Ambiental e Educação Emocional, as crianças e jovens são interpelados e convidados a sentir, reconhecer, interpretar, compreender, expressar e comunicar o passado com uma linguagem contemporânea, aos olhos do seu mundo e das suas histórias, integrando o conhecimento do património no seu universo lúdico, criativo e afectivo.
A nossa comunicação é a partilha destas viagens realizadas com diversas comunidades escolares do Alentejo.


Saiba mais sobre o XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural em www.apdasc.com


 

Blogger news

Blogroll