20 e 21 OUT 2017 · XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural


XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural



Património Cultural e Identidade

DA PALAVRA AO CORPO: A EMPATIA ENQUANTO PATRIMÓNIO MUNDIAL


Escola Secundária de Sebastião da Gama | Setúbal
20 Outubro 2017 | 19:00 às 20:30
21 Outubro 2017 | 11:45 às 13:15


O XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural, organizado pela APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, decorrerá em Setúbal, nos próximos dias 20 e 21 de Outubro.
Atenta ao desafio que o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu lançaram ao instituir 2018 como Ano Europeu do Património Cultural, aos objetivos propostos para este Ano Europeu e à relevância que estes têm para a intervenção e objectivos da Animação Sociocultural, entendeu a APDASC que seria de grande pertinência antecipar e preparar o Ano Europeu estipulando Património e Comunidade como tema do XXIV Congresso.

O Terra.Corpo irá participar no Eixo Património e Comunidade, com o Workshop “Da Palavra ao Corpo: A Empatia enquanto Património Mundial”.
Cada um de nós é uma história, todos somos portadores de uma narrativa única que vai para além do que as palavras podem dizer. A nossa existência é antes de mais corporal, é no outro muito antes do verbo, que nasce o sentimento de si próprio. É através dos signos corporais e das narrativas não-verbais que nos tornamos legíveis ao mundo. Que nos descobrimos lugar de relação e cultura. Que somos espaço e tempo de ser pessoas no metabolismo das emoções dançadas.
Neste workshop, centramos o corpo em movimento nas paisagens relacionais que construímos desde que nascemos, configurando uma identidade. Nós sabemos quem somos mediante o processo de relação interpessoal, são os actos de comunicação que dão visibilidade e sentido ao outro, assim como eu não existo senão a partir do olhar do outro sobre mim. Até aí, somos invisíveis, sem forma e existência própria, sem liberdade e autonomia. 
Através do movimento e da utilização de diferentes mediadores expressivos, vamos descobrir e compreender como compomos as nossas circunstâncias, linguagens, afinidades, diversidades e património comportamental de modo a nos representarmos, expressarmos e sermos tangíveis ao outro. Vamos vivenciar diferentes formas de mobilizar o outro, de nos aproximarmos, reconhecermos e identificarmo-nos com ele. Num encontro a meio caminho de ambos: no corpo que dança e autêntico interactua em sintonia.



 

Blogger news

Blogroll