14 DEZ 2017 · Share a Dance







SHARE A DANCE

Oficina de Empatia


SHARE A VISION | Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa  | Lisboa

14 de Dezembro de 2017 | 15:30 às 17:30


Questão tão antiga quanto actual na história da humanidade, é a necessidade permanentemente emergente de criarmos e sermos criadores de relações empáticas, transportadoras de uma comunicação plena, de sentidos e afectos inteiros, de vivências gratificantes e recíprocas. É pela empatia que nos construímos, projectamos, revelamos, realizamos, libertamos, acolhemos e reconciliamos.
Cada um de nós é uma história, todos somos portadores de uma narrativa única que vai para além do que as palavras podem dizer. A nossa existência é antes de mais corporal, é no outro muito antes do verbo, que nasce o sentimento de si próprio. É através dos signos corporais e das narrativas não-verbais que nos tornamos legíveis ao mundo. Que nos descobrimos lugar de relação e cultura. Que somos espaço e tempo de ser pessoas no metabolismo das emoções dançadas.
No âmbito da iniciativa SHARE A VISION, este workshop que cruza diferentes linguagens de interacção, centramos o corpo em movimento nas paisagens relacionais que construímos desde que nascemos, configurando uma identidade. Nós sabemos quem somos mediante o processo de relação interpessoal, são os actos de comunicação que dão visibilidade e sentido ao outro, assim como eu não existo senão a partir do olhar do outro sobre mim. Até aí, somos invisíveis, sem forma e existência própria, sem liberdade e autonomia.
Duas horas de imersão criativa, através do movimento e da utilização de diferentes mediadores expressivos e artísticos, descobrindo e compreendendo como compomos as nossas circunstâncias, linguagens, afinidades, diversidades e património comportamental de modo a nos representarmos como queremos ser, expressando-nos o melhor possível para sermos tangíveis ao outro. Vamos vivenciar diferentes formas de escutar, ler e mobilizar o outro, de nos aproximarmos, reconhecermos e identificarmo-nos com ele. Num encontro a meio caminho de ambos: no corpo que dança e autêntico interactua em sintonia.






 

Blogger news

Blogroll