24 OUT 2021 · DOBRA, CORTA, COSE!

 

Oficinas de Construção de Livros Artesanais



II. DOBRA, CORTA, COSE!


Quinta dos Moinhos de São Filipe | Setúbal

Coordenadas Google Maps | 38°30'59.8"N 8°55'00.2"W

+ 18 anos de idade

24 OUT | 10:30 às 17:30

25,00€ / Oficina  (materiais incluídos*)

Orientação | Inês d´Espiney

Data limite de inscrição | 20 OUT 2021

INSCREVA-SE AQUI


Para cada oficina de construção de livros artesanais, é proposto um tema/vivência para cada mês onde iremos descobrir e explorar diversas possibilidades para a construção de um livro, cruzando o visual journaling, o livro de artista e os livros alterados. 

Cada um vai construir o seu livro artesanal, partindo de alguns exercícios e de diferentes técnicas, onde iremos registar, experimentar e explorar livremente o nosso livro, com desenho, colagem, pintura, escrita. Pretende-se que a oficina seja direccionada mais para o processo e construção da estrutura visual e estética do livro, e não tanto para a técnica de encadernação.

Procura-se que cada oficina decorra no brincar, explorando e experimentando, navegando no espaço que levará cada um ao encontro dos seus próprios universos criativos, de imagens, de palavras, de texturas e de sensações, podendo reunir tudo isso na construção de um livro único e pessoal.  

Cada um é autor da sua história. Se pudesse construir um livro como seria? Que imagens? Que palavras? Que textos? Que histórias? 


DOBRA, CORTA, COSE!

Os livros são como contentores, estruturas que guardam coisas, imagens, desenhos, palavras, inspirações, informações. O que guarda o teu livro? Que estruturas serão possíveis de construir para conter tudo aquilo que imaginas? 

Nesta segunda oficina, vamos explorar e brincar com as estruturas, com as composições, tamanhos e aberturas. Vamos experimentar as diferentes variações e potencial de cada. Serão facilitadas algumas técnicas simples de encadernação e exercícios onde cada um poderá explorar livremente essas possibilidades e fazer a sua jornada neste universo dos livros artesanais construindo o seu livro e/ou os seus livros.

Não é necessária qualquer formação em artes ou conhecimento em técnicas artísticas, é apenas uma vivência criativa de ti para ti e para o grupo.


INÊS D´ESPINEY
Formada em Artes visuais e Educação, fez um percurso diverso mas abraçando sempre as diferentes expressões e linguagens artísticas. Trabalhou em vários contextos sociais e educativos, organizou e dinamizou oficinas de caracter criativo e artístico, tendo sempre por base o desenvolvimento e a estimulação da criatividade e da imaginação no ser humano.




*Será enviado um email a cada participante pedindo que faça uma recolha de materiais reciclados em casa e que traga alguns objectos pessoais.


Fotografia: Inês d’Espiney

 

Blogger news

Blogroll